25/01

Morro de São Paulo é um desses lugares privilegiados, em que o clima ensolarado predomina por quase o ano inteiro, permitindo que você acesse esse pequeno paraíso da natureza em qualquer estação ou época.

 

Porém, cada estação tem suas particularidades, e, a depender do que a família pretenda fazer durante a viagem, existem períodos que são melhores para você.

 

Quer descobrir quando visitar Morro de São Paulo? Confira nossas dicas e comece já a planejar a sua viagem!

Época mais badalada

Você já deve imaginar, mas, de fato, a época do ano em que Morro fica lotado e oferece mais festas e entretenimento, é durante o verão — nos meses de dezembro até fevereiro. É nessa época em que as pessoas que estão atrás de festa e curtição vão aproveitar o melhor da vila e de todas as suas festas à beira da praia.

 

Também, esse é o período do ano em que o clima está muito mais ensolarado e gostoso para curtir uma praia. Festas como réveillon e carnaval, por exemplo, costumam lotar as pousadas e hotéis da região.

 

Por ser período de alta temporada, é importante que, caso você esteja planejando a sua viagem para esse período, faça as reservas de forma antecipada. Além disso, é possível que você tenha mais dificuldade em agendar passeios ao redor da ilha, que são famosos na região.  

Aproveitar o melhor da ilha com tranquilidade

Agora, se você quer aproveitar o calor de um clima mais quente, uma boa praia e, ainda assim, muita paz e silêncio, não se preocupe! Durante o outono e primavera, o clima da região está bem quente, como no verão, mas a ilha está um pouco mais vazia e com menos festas.

 

Além disso, essas épocas do ano também oferecem estadias mais baratas do que durante a alta temporada, e muito mais tranquilidade para agendar passeios. Quer uma dica bacana? Se você quer encontrar Morro mais vazio, mas ainda assim curtir o verão da ilha, pode agendar suas férias para o mês de novembro.

Período para fazer o passeio de observação de baleias Jubarte

Nem todo mundo que chega em Morro sabe, mas durante uma época do ano o local se torna a moradia de dezenas de baleias Jubartes, proporcionando um espetáculo lindo para os turistas e moradores.

 

Para curtir a praia, mas também esse show que as baleias costumam fazer em sua época de acasalamento, você precisa programar a sua viagem para os meses de agosto até outubro.

 

Para aproveitar um clima mais quente e ainda assim participar da observação de baleias, você pode optar pelas últimas semanas de setembro e primeiras do mês de outubro. Assim, pega o clima mais quente da primavera também. Acredite, vale a pena!

E quanto ao inverno em Morro de São Paulo?

Ao contrário do que muitos imaginam, o inverno não altera muito a rotina de praia e calor na ilha de Tinharé. O clima da Bahia é naturalmente abafado, mesmo nos períodos mais frios, e as temperaturas não chegam abaixo dos 20º.

 

Ainda assim, esse é um dos períodos mais tranquilos de Morro de São Paulo, e mesmo os poucos dias de chuva afastam os turistas. A verdade é que dá para aproveitar uma praia nesse período, mas é possível que você pegue um ou outro dia de chuva durante a viagem.

 

O lado bom de viajar para o local no inverno, é que a ilha fica muito mais tranquila e as taxas de hospedagem se tornam mais baratas.